sábado, 15 de outubro de 2011

deuses fracassados

O antigo povo de Israel estava rodeado por nações que adoravam "outros deuses". Havia Dagom, a principal deidade dos filisteus, vizinhos de Israel do lado oeste. Os filisteus esperavam que seu deus lhes concedesse boas colheiras e grandes pescarias, o que significava abundância  e prosperidade. Os Fenícios, vizinhos de Israel ao norte, ram devotos da deusa-lua Astarote ou Ishtar, responsável pela fertilidade. Seus culto, celebrado com orgias e festas regadas a bebídas, era muito popular. A leste, os moabitas adoravam Quemós; e os amonitas, Moloque. Ambos, especialmente o último, exigiam sacrifícios de crianças. As pessoas chegavam a esses horríveis extremos para conquistar o poder dessas deidades em seu favor.
Hoje, naturalmente a cultura popular mudou. A maioria das pessoas não mais se inclina diante de deuses de madeira, pedra e metal. Mas o dinheiro, o sexo e o poder ainda continuam ocupando o lugar central na vida de milhões. Quando você passar por uma banca de revistas, olhe as capas e examine os títulos. Observe os temas mais populares dos talkshows e das novelas. O que isso lhe diz acerca dos "deuses" que as pessoas cultuam com mais fervor hoje?
Então, pergunte a si mesmo: qual tem sido o resultado, até o momento, de adorar esses "outros deuses"? Assim como aqueles de antigamente, são deuses que se voltam contra seus adoradores e os devoram.
Do culto frenético ao sexo se originou a pandemia da Aids. Por que ninguém fala a respeito da mais clara e óbvia é dar as costas a essa divindade traiçoeira e novamente respeitar os valores da familias e o caráter sagrado do matrimônio.
Mas, em vez disso, os líderes políticos ao redor do mundo apelam ao seu "dinheiro" para que os salve. "No próximo ano", dizem, "gastaremos milhões a mais. Construiremos laboratórios maiores e melhores.
Então encontraremos uma vacina para que vocês continuem com seu estilo de vida, sem medo das consequências."
O terrorismo se tornou a espada dos fracos, o recurso desesperado dos desvalidos. Ele se alimenta de fanatismo e ignorância, e encontra seus recrutas nos miseráveis campos de refugiados, onde jovens infelizes são bombardeados diariamente com a retórica do ódio.
E qual é a solução proposta por aqueles que se encontram sob o ataque desses jovens fanáticos? Voltam-se ao deus do poder: "Vamos fabricar melhores foguetes e bobas mais potentes. Com isso, caçaremos os que nos oprimem, faremos com que saiam dos seus esconderijos e os esmagaremos. Isso resolverá nossos problemas."
E qual é o resultado de tak estratpegia? Todo uso da força bruta fortalece os radicais em seu senso de injustiça e perseguição. Cria ainda mais raiva e confirma suas convições de que são vítimas e de que seu ódio e violência são plenamente justificados.
Não entregue sua lealdade e devoção a "deuses" que na realidade não são deuses, lembre-se do primeiro mandamento Não terá outros deuses diante de mim. Exodo 20:3.
Não conceda um lugar supremo na sua vida a algo ou alguém que, no fim, só irá desapontá-lo e machucá-lo.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

JESUS o amigo fiel e verdadeiro.

 Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.

Provérbios 17:17. 

 O amigo verdadeiro ama o tempo todo, na dificuldade ou na prosperidade. Muitas vezes, é necessário enfrentar situações difíceis para conhecer os amigos verdadeiros.
Para a hora da angústia nasce o irmão, isto é, um dos maiores previlégios da amizade entre irmãos é poder estar por perto nos momentos mais difíceis.
Não é dificil reconhecer o Senhor Jesus nesse provérbio.

Não há momento em que resolva se afastar,
Nem um! Nenhum sequer!
Não há noite escura na qual seu amor não possa nos animar,
Nenhuma! Nenhuma sequer!
                                                     Johnson Oatman