sábado, 1 de setembro de 2012

Verdade que liberta!

Meditação sobre o trecho do Evangelho em João 8:31-59

O Senhor Jesus cristo fala aos Judeus que haviam crido nele. que se eles permanecessem em sua palavra, seriam verdadeiramente seus dicipulos. e conheceriam a verdade e a verdade os libertaria. Eles porém dizendo ser descendência de Abraão, dizem jamais terem sido escravos de alguém; como podia ele lhes dizer sereis livres?
O Senhor replica e lhes esclarece: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.
Jesus lhes disse isso para que compreendessem a libertação da qual lhes tinha dito. "Sereis livres."Ele usa o exemplo do escravo e do filho. O qual ele usa para explicar que: O escravo não fica sempre na casa; o filho sim, para sempre. O escravo não tinha qualquer segurança de que viveria ali para sempre, enquanto o filho estava à vontade na casa. Independente da palavra "filho" aplicar-se ao Filho de Deus ou aos que se tornam filhos de Deus pela fé em Cristo, é claro que o Senhor Jesus estava contando a esses Judeus que eles não eram filhos, mas escravos do pecado, do erro e do engano da religiosidade.

O Senhor Jesus Cristo lhes diz também no versículo 36: Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Não a duvida que a palavra filho nesse versículo se refere a Cristo mesmo. Isso significa que, quando uma pessoa vem ao Salvador e recebe dele a vida eterna, essa pessoa é libertada da escravidão do pecado.
Eles se gabam de serem filhos de Abraão, mas o Senhor Jesus os faz lembrar de que, se amassem a Deus, eles amariam aquele que Deus enviou. É insensato alegar amar a Deus e ao mesmo tempo odiar o Senhor Jesus Cristo. O Senhor Jesus veio de Deus, isso significa que ele era filho único de Deus. Ele habitava no céu com o Pai bem antes de aparecer nesta terra. Mas o Pai o enviou ao mundo para ser o salvador do mundo. Eles não compreenderam suas palavras porque eram incapazes de tolerar seus ensinos.

No versículo 44 o Senhor Jesus, falou a eles abertamente que o diabo era o pai deles. Isso não significa que eram nascidos do diabo da maneira que crentes são nascidos de Deus. Antes isso significa, como Agostinho disse, que eram filhos do diabo por imitação. Eles mostraram seu relacionamento com o diabo por viver da maneira como ele viveu. A frase "Quereis satisfazer-lhe os desejos" expressa intenção de seus corações.

O Senhor Jesus também fala a eles que o diabo foi homicida desde o principio. Ele trouxe morte a Adão, e também diz a eles que ele é mentiroso e pai da mentira. Nessas duas práticas é que os Judeus estão se posicionando. Pois, são homicidas quando procuram matar o Senhor Jesus, e mentirosos ao dizerem serem filhos de Deus, quando na verdade praticam obras semelhantes as do diabo.

Os que se entregam às mentiras parecem perder a capacidade de discernir a verdade. Em todo o tempo Jesus lhes fala a verdade. Mas ainda assim não creram nele. Pelo contrário ofenderam a ele e não consideravam ele um Judeu genuíno, mas um inimigo de Israel. Com isso, sem duvida, queriam dizer que ele estava louco. Para eles, somente um homem fora de si faria as alegações que Jesus fez. Como vivos anteriormente, eles eram incapazes de tolerar seus ensinos. E até mesmo disseram estar possuído de demônios: Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?
Podemos ver a maneira tranquila que Jesus respondeu aos seus inimigos: Jesus respondeu: Eu não tenho demônio, antes honro a meu Pai, e vós me desonrais. Seus ensinos não eram de alguém que tinha demônio, mas de quem procurou honrar a Deus. Eles o desonraram tratando-o como a um louco, mas o Senhor Jesus estava preocupado somente com os interesses de Deus. O qual vimos no inicio desta meditação:" Mas o Pai o enviou ao mundo para ser o salvador do mundo". O Senhor Jesus veio para libertar os homens do Pecado que os escraviza.
No versículo 58 o Senhor Jesus faz outra afirmação clara de ser Deus. Ele não disse: "Antes que Abraão existisse, eu era, antes ele usou o nome de Deus: Eu Sou. Os judeus ouvindo isso se indignaram grandemente e tomando pedras iam apedrejar o Jesus, mas ele se ocultou e saiu do templo. Estavam resistentes em aceitar o fato de que o messias, (o enviado de Deus) estava em seu meio. Não queriam que ele reinasse sobre eles!

Satanás tem cegado o entendimento do homem ao ponto de não mais se sentir incomodado ou culpado com as coisas erradas e ainda assim,  arruma as suas desculpas para ficar mais confortável no erro. Porém as pessoas não perceberam que estão caminhando para um abismo. Oseias 4:14b ”E assim um povo sem juízo caminha rápido para a destruição!”. Isto mesmo, o homem esta caminhando para a sua própria destruição e não consegue enxergar isto, por que lhe foi cegado o entendimento. E o mais preocupante é que a maioria das pessoas que estão se enganando, são na maioria pessoas que se desviaram do caminho do Senhor.